Diariamente no Brasil e no mundo, volumes enormes de alimentos são descartados inapropriadamente, gerando sérios problemas ambientais, sociais e econômicos, tendo em vista que muito desse volume desperdiçado poderia ser evitado e os alimentos aproveitados.
Comida é coisa séria, e jogar no lixo não é a solução. Por isso, separamos dicas fáceis para evitar o desperdício de alimentos no dia a dia do seu lar. Acompanhe:
– Leve lista de compras ao supermercado: organize e planeje suas compras, levando uma lista você evita comprar itens em quantidades erradas ou desnecessários, confira em sua cozinha o que realmente precisa ser comprado para as refeições.
– Evite estoques: estocar quantidades grandes de alimentos pode levar com que estraguem ou expirem a validade, causando o desperdício.
– Reaproveite sobras das refeições anteriores: quando bem armazenadas em geladeira, em recipientes limpos e bem fechados, as sobras podem ser consumidas em até 72 horas. Use a criatividade e elabore ou incremente receitas com elas.
– Aproveite o máximo possível dos alimentos: nos vegetais, por exemplo, é possível aproveitar talos, cascas, folhas e até sementes. Essas partes costumam ser muito nutritivas e podem ser usadas em sucos, cremes, purês, sopas, bolinhos e até como aperitivos, como as sementes de abóbora torradas.
– Congele alimentos: congele alimentos que foram preparados em excesso, distribuindo em quantidades menores em recipientes limpos e bem fechados. Assim, poderão ser consumidos posteriormente, como o feijão cozido, por exemplo.
Viu só?! É muito simples evitar o desperdício de alimentos em casa, adote essas dicas, ajude o planeta e também o seu bolso.
Fontes: