Para quem não sabe, a composteira doméstica é uma solução sustentável, simples e barata para dar um destino correto aos resíduos orgânicos da cozinha. Ou seja, o lixo orgânico gerado na sua casa pode ser transformado em adubo para hortas e jardins. Quer saber como? Siga nossas dicas!
Uma forma simples de fazer, é usando baldes plásticos – que ocupa pouco espaço, não tem cheiro, não atrai insetos e pode ser usada em apartamento. Pesquise formas diferentes de montar, e escolha a que se encaixa melhor na sua rotina para um consumo consciente e um olhar voltado ao meio ambiente.
Mas importante: atente-se ao que colocar na composteira. Utilize restos de frutas e verduras, borra de café com o papel-filtro, restos de pães (bom umedecer antes), galhos finos, folhas, flores de jardins e grama cortada, cascas de ovos (de preferência moídas), papelão do rolo de papel higiênico, guardanapos usados (sem resíduos de carne), sabugo de milho em pedaços, por exemplo.
Evite colocar na composteira folhas de jornal coloridas, alimentos temperados com sal ou açúcar. E não coloque resíduos de carne, restos de queijo, fezes de animais domésticos e papel higiênico.
E aí, vai montar sua composteira em casa?
Fonte: Epagri.