5 dicas úteis de reutilização de caixas de leite

A caixa de leite, também conhecida como embalagem cartonada, tem forma, durabilidade, utilidade e muita conveniência para ser reutilizada em casa. Por isso, antes de destiná-la para postos de coleta, que tal prolongar a vida útil do item por mais algum tempo? 

Confira 5 dicas úteis de como reutilizar as caixas de leite 

1. Formas para gelo gigantes

Dê adeus às compras de gelo em lojas de conveniência.

Uma das formas mais fáceis de reutilizar caixa de leite é fazer formas para gelo grandes. Para isso, basta limpar bem a caixa de leite, enchê-la com água e deixar no refrigerador. de um dia para o outro. Daí é só usar os cubos em coolers para viagens, piqueniques, festas, etc.. 

2. Porta-trecos

Corte o topo da caixa de leite, limpe-a e envolva-a em papel de presente, contact ou outro papel decorativo. Pronto, já pode guardar canetas, botões e outros objetos em um porta-treco.

3. Pesos para porta

A caixa de leite também pode se transformar em peso de porta. Basta decorar a embalagem por fora e depois preencher o interior com areia.

4. Sementeira ou plantadeira

Corte a lateral da caixa de leite e, em seguida, faça pequenos furos no lado oposto. Daí é só adicionar terra e plantar suas sementes de salsinha, cebolinha e até alface. Assim que germinadas, você pode transplantar as mudas para canteiros ou mantê-las ali, respeitando o espaçamento que facilite o crescimento. Cada caixa de leite pode abrigar dois pezinhos de cebolinha, por exemplo. Mantenha sua sementeira em local iluminado, mas cuidado com o sol intenso. 

5.  Recipiente para tinta 

Sua casa volta e meia precisa de alguns retoques na pintura? Então corte o topo da caixa de leite e use-a para inserir pequenas quantidades de tinta que vai usar na pintura de janelas, corrimãos e etc. Também é possível armazenar as sobras de tinta nessa caixa, vedando a abertura com saquinho plástico.  Quando decidir descartar o recipiente, lave-o e encaminhe para reciclagem.

Se você já adotou alguma das dicas e gostou do conteúdo, compartilhe a matéria.

Compartilhe:

Inscreva-se Newsletter