Você já parou para se perguntar porque o Símbolo Universal do Cooperativismo é representado por dois pinheiros? A gente te ajuda a entender. Antigamente, os pinheiros eram vistos como símbolo de imortalidade e de fecundidade – isso devido à sua sobrevivência em terras menos férteis e pela facilidade na sua multiplicação. Desta forma, os pinheiros unidos se tornam mais resistentes e ressaltam a força e a capacidade de expansão. Encaixa muito com o cooperativismo, não é?
Os pinheiros também são árvores marcantes por sua altura e por crescerem muito ao longo dos anos, assim como esperamos do cooperativismo.
Além disso, o símbolo do cooperativismo também é composto por um círculo que representa a eternidade, pois não tem horizonte final, nem começo e nem fim. As cores são representadas pelo verde e amarelo, que lembram as árvores, o princípio vital da natureza e a necessidade de se manter o equilíbrio com o meio ambiente, e o sol, que é fonte permanente de energia e calor.
E é desta forma que surgiu o Símbolo Universal do Cooperativismo: um círculo que envolve dois pinheiros, indicando a união do movimento, a imortalidade dos seus princípios, a fecundidade de seus ideais e a vitalidade de seus adeptos.