Como você já deve saber, o leite é um alimento extremamente importante que contém uma ótima combinação de proteínas responsáveis por fornecer aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de promover a saciedade.
Para que você entenda melhor, as caseínas do leite são proteínas de digestão mais lenta, que formam coágulos quando chegam ao estômago. Com isso, as enzimas digestivas precisam trabalhar pesado para quebrar esse coágulos – resultando em um tempo mais longo de digestão. Esta propriedade das caseínas é benéfica para as crianças, e a digestão mais lenta aumenta a saciedade em consumidores de leite de todas as idades.
Por outro lado, a digestão mais rápida também traz benefícios, como a liberação imediata de nutrientes para a produção de energia. E é por isso que é importante que você saiba que o leite também possui proteínas de rápida digestão, que estão presentes no soro do leite. Sua rápida digestão faz com que o leite seja benéfico para a recuperação após exercícios físicos.
Desta forma, a complementariedade de proteínas do leite faz com que ele seja uma fonte consistente de aminoácidos para o crescimento e desenvolvimento das crianças, além da regulação do apetite em todas as idades. E mais curioso ainda: você sabia que o leite é o único alimento que fornece esses dois tipos de proteína ao mesmo tempo? Assim, ele é ideal para quem precisa reduzir o consumo total de energia sem comprometer a nutrição.
Fonte: bebamaisleite.com.br