A principal distinção entre o leite pasteurizado e o UHT (Ultra High Temperature) ocorre no método de tratamento térmico ao qual são submetidos durante seus processos de industrialização.
O leite pasteurizado passa por uma temperatura mais baixa, em torno de 100°C. Esse processo de pasteurização foi desenvolvido pelo cientista francês Louis Pasteur no século XIX e revolucionou a indústria de laticínios, tornando o consumo de leite mais seguro para as pessoas.
Esse processo resulta na eliminação de micro-organismos indesejados, mantendo os nutrientes naturais presentes no leite, como proteínas lácteas, vitaminas e minerais. Após a pasteurização, o leite é embalado e sua vida útil é relativamente mais curta, necessitando de refrigeração e geralmente mantendo-se fresco por um período mais limitado.
Já o leite UHT recebe uma carga de temperatura de 150°C durante três a cinco segundos. Isso faz com que seu prazo de validade atinja mais tempo, em torno de 180 dias.
A necessidade desses tratamentos térmicos está na garantia de qualidade dos produtos, livrando-os de micro-organismos patogênicos, que possam causar doenças ou pôr em risco a vida das pessoas.
Em resumo, não há uma opção melhor. Ambos os produtos garantem a segurança alimentar ideal para o consumo humano. A escolha entre um e outro pode depender das preferências individuais, necessidades de armazenamento e tempo de vida útil desejado.
Na Terra Viva, oferecemos ambas as opções para atender à sua preferências, garantindo qualidade, sabor e segurança.
Ao escolher entre o leite pasteurizado ou leite UHT, considere aquele que melhor se encaixe nas rotinas e nas suas exigências diárias de consumo.