Como se sabe, o queijo é uma ótima fonte de proteína, cálcio e bactérias que ajudam a regular o intestino. É por isso que todas as variedades de queijo possuem importantes benefícios para a alimentação, já que contêm os mesmos nutrientes do leite e do iogurte – até mesmo a vitamina B12. As bactérias boas, que também são benefícios do leite, ajudam a regular a flora intestinal, combatendo problemas como prisão de ventre, excesso de gases ou diarreia. Confira mais alguns benefícios do queijo na alimentação:
- Ajuda a emagrecer
O queijo é um dos alimentos mais ricos em proteínas, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, uma vez que esse tipo de alimento demora mais tempo para passar do estômago para o intestino, reduzindo a vontade de comer mais. Além disso, novos estudos indicam que o butirato, uma substância que se forma no intestino após a fermentação do queijo, pode aumentar o metabolismo e facilitar a queima de gordura corporal.
- Previne o câncer de intestino
O butirato, que se forma no intestino devido à digestão do queijo, facilita o trabalho e a diferenciação das células intestinais. Isso evita que ocorram mutações neoplásicas ou que células alteradas se multipliquem para criar um câncer. Além disso, a substância também diminui o pH do intestino, diminuindo as chances de surgirem alterações malignas nas células.
- Reduz o colesterol ruim
Quando o intestino se encontra saudável, é possível produzir mais butirato e as quantidades elevadas dessa substância também ajudam a diminuir os níveis elevados de colesterol ruim. E, consequentemente, reduzindo o colesterol, você passa a proteger o coração e todo o sistema cardiovascular de complicações graves como pressão alta, insuficiência cardíaca ou infarto.
- Fortalece os ossos e dentes
Fazer uma dieta com a quantidade correta de cálcio também ajuda a manter seus ossos saudáveis e fortes, evitando problemas como a osteoporose. Como todos os produtos derivados do leite, o queijo possui bastante cálcio e ajuda nessa função.
E aí, deu para entender os benefícios do queijo na sua alimentação?
Fonte: tuasaude.com